segunda-feira, 19 de julho de 2010

E viveram felizes para sempre....




Depois de meses sem atualizar o blog achei que chegou o momento de encerrá-lo. Não queria fazer isso, queria muito continuar o atualizando, mas em virtude de trabalho, estudos, etc não estou mais com tempo algum para me dedicar a este blog. O blog vai continuar no ar e espero que possa de alguma forma ajudar os que estão para vir, mas não haverá mais atualizações... infelizmente...

Para quem está curioso a vida aqui vai bem e hoje tenho certeza que a melhor coisa que fiz na minha vida foi ter imigrado. Não vou dizer que a vida é um mar de rosas, infelizmente nunca é, nós que acabamos de chegar aqui sempre temos muitos desafios: língua, adaptação ao novo país, conseguir o primeiro emprego etc. Mas apesar dos pesares estou muito feliz aqui e não há dinheiro que pague a alegria de poder andar na rua sem ter medo de ser assaltado, atravessar a rua sem medo de ser atropelado, saber que pagamos muito impostos mas o mesmo é muito bem utilizado em prol da população. Sou muito grata por este país que me acolheu tão bem e que cuida muito bem dos seus cidadãos.

Fazem 8 meses que trabalho na mesma empresa e para mim isso é uma vitória, afinal de contas fiquei apenas 1 mês no meu primeiro emprego e 2 semanas no segundo rsrsrs

Para quem ainda está para vir tenho algumas dicas:

Estude muito a língua antes de vir
Se eu estivesse imigrando hoje teria feito o curso de Francês completo no Brasil e chegaria aqui com o Francês avançado. O Francês aqui é muito importante, mesmo para quem vai morar no lado inglês. Se tiver dúvidas faça uma busca nas ofertas de empregos na parte inglesa e veja a diferença de salário de quem fala apenas inglês para quem é bilíngue ;-)

Não tenha pressa de vir
Eu sei que isso é muito difícil, eu mesma não via a hora de chegar logo, mas quanto mais você puder espera para chegar aqui melhor preparado para trazer mais dinheiro, vir com um Francês e Inglês melhor, resolver todas as pendências no Brasil, etc, melhor.

Prepare-se psicologicamente
Viver em um outro país é uma experiência única, mas também tem seus desafios. Para quem nunca morou fora há o choque cultural, saudades do país e da família. Eu já havia morado 1 ano nos EUA, então morar fora do Brasil não foi nenhuma novidade para mim, e no meu caso, minha vivência anterior fora do Brasil me ajudou muito.

Venha com a mente e o coração aberto
Diferentemente do que o escritório de Québec prega no Brasil, aqui não é tão fácil conseguir um emprego na área. Para muitos além de ter que melhorar e muito o Francês e Inglês (sim aqui em Montréal Inglês é muito importante, até mais do que o Francês) também é necessário voltar para a Universidade, estudar mais, fazer uma pós... Enquanto isso é necessário trabalhar em posições mais simples o que para muitos é um grande desafio. Então venha preparado para isso, caso contrário se sentirá frustrado e enganado quando chegar aqui e ver que não é tão simples assim trabalhar na mesma área e posição que trabalhava no Brasil. Aqui também verá que a cultura é bem diferente do Brasil, e principalmente aqui em Montréal onde temos muitos imigrantes de várias partes do mundo. Então abra o seu coração para aceitar a cultura e o modo de vida dos outros e seja feliz!

E para quem não me conhece, sou solteira, vim sozinha e moro só. Agora porque o título deste post está no plural?

Bem isso é algo que prefiro deixar para a imaginação de cada um....

4 comentários:

vidanovavilleduquebec disse...

Poxaaaaa!!!
que pena q acabou o blog! é a primeira vez q acesso, mas irei ler tudinho!
só tenho a dizer que farei o mesmo que vc! Estou indo sozinha! e mesmo assim, sei que será a melhor coisa q irei fazer na minha vida!
Não te conheço,mas te desejo mta boa sorte! Mta felicidade! Não sei pq do plural,mas espero que ele continue para sempre no plural!:-) se assim for para sua felicidade!
Abraços! quem sabe em breve nos encontremos por aí para tomar uma de nervo para comemorações! Darlene

Anna disse...

Estou indo sozinha também, e ler essas palavras com certeza dá confiança e faz a gente pensar que vai valer a pena!
grande abraço

Gabriela J disse...

Que pena que realmente voce decidiu encerrar.. achei q vc voltaria umd ia rsss era meu blgo favorito.
Mas quem bom que voce esta bem e feliz, estou indo em abril para Montreal finalmente! tudo de bom p voce Abracos!!! d

Com o pé no Canadá disse...

Fernanda,
Vc tbm vive esse drama? Nunca encontrar a cor exata do esmalte? Esse é o mal do século....rsrsrsrs

BJs, Sa