segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Quanto levar?

Esta foi uma pergunta feita por uma leitora, preferi responder aqui no Blog pois acho que ajudará outras pessoas que também ficam com essa dúvida. A questão de quanto trazer e quanto se gasta aqui nos primeiros meses é bem pessoal, pois isso depende do estilo de vida e das necessidades de cada um. Para um solteiro que não se importa em alugar um quarto ou mesmo dividir um apartamento os custos não serão altos. Mas para uma solteira chata como eu que detesta a idéia de dividir a casa, o custo sai mais alto. Eu estou gastando bastante aqui, mas esse é o preço do meu conforto. Já estou na casinha dos -inta e para mim, um ser já cheio de manias, não daria para dividir um apartamento, então decidi arcar com os custos de se morar sozinha. Vou passar uma base de quanto gasto mensalmente para que as pessoas possam ter a idéia de quanto se gasta aqui:

Aluguel: 680$ (incluso água quente e aquecimento)
Luz: ainda não recebi a fatura, mas tenho amigos que pagam por volta de 20$ por mês
Alimentação: + ou - 240$/mês incluindo gastos com produtos de limpeza e higiene pessoal
TV, telefone e internet: 80$ - tenho um trio da Videotron com TV e tel básicos e internet de alta velocidade
Celular: 10$ - este só estou fazendo a recarga mínima para manter o número, mas não estou usando muito pois aqui se paga para receber chamadas
Despesas extras: + ou - 200$ estas despesas incluem coisas para o lar e outros itens e os gastos geralmente são mais altos no início, pois temos que comprar muitas coisas.

Resumindo, os meus gastos estão em torno de 1200$. Este custo é para uma pessoa solteira, mas se fosse para um casal não seria muito maior, pois o gasto só aumentaria na parte de alimentação e extras (ex: roupas de inverno).

Gostaria de lembrar que o gasto com aluguel pode ser maior ou menor, dependendo da necessidade e das preferências de cada um. O meu é um 3 1/2 e eu acho meio caro para uma pessoa solteira, tenho amigos que pagam por volta de 400$ em um 2 1/2. Mas por outro lado, o apê é ótimo, super bem localizado e não tenho do que reclamar dos vizinhos e do concierge. Mas se fosse hj, apesar de amar meu apê, eu provavelmente veria algo menor e mais barato para diminuir o meu custo mensal com moradia.

Para calcular o quanto trazer é só multiplicar o custo mensal pela quantidade de meses que acredita que ficará sem trabalho (eu recomendo para no mínimo de 6) e tb calcular os gastos iniciais com móveis e utensílios domésticos. No meu caso gastei perto de 2.000$ sendo que nem mobiliei a casa inteira, os únicos móveis que comprei foi a cama e uma cômoda. Os outros gastos foram com coisas para eletrônicos e utensílios domésticos: TV, telefone, panelas, pratos, copos, talheres, cortina para banheira, tapete para banheiro, etc. Aos poucos estou ganhando bastante coisa: hoje mesmo já ganhei um sofá, uma pequena estante de livros e um aparador com espelho. Também tenho uma amiga que tem uma mesa com 4 cadeiras para me dar. Os antigos locatários deixaram 2 cadeiras de plástico, as cortinas da casa e um rack. Mas não é nada fácil ficar 1 mês comendo com o prato no colo e não ter um sofá confortável para sentar. Mas no meu caso, ou eu me dispunha a fazer esse sacrifício ou veria o meu dinheiro "sumir" em pouquíssimo tempo.

O valor que o governo pede é ridículo, não recomendo a ninguém a trazer aquele valor, sugiro que traga o valor pedido pelo governo canadense (10 mil para um solteiro) pois é um valor muito mais real. É claro que para quem não se importa em morar em um quarto alugado, até dá para viver com o mínimo pedido pelo governo, mas mesmo assim é bom trazer mais dinheiro, pois sempre há despesas extras.

10 comentários:

Pam disse...

Oie Fernanda, que bom que está tudo bem com você, ótimo post, valeu pela dica....ah agora eu quero ver fotinhos nos proximos posts...hehe
beijinhos e otima semana

Patinha. disse...

Bem realista seu cálculo,que bom..nem todos poe a real.
Vc esta indo bem,logo as coisas se ajeitam mais e mais,vc vai ver!
Bjs e boa sorte em tudo!

P disse...

excelente post, fernanda, obrigada!!!

também sou solteira, pertinho dos "inta" e chatinha!! foi muito bom ver que calculei bem próximo disso aí, mesmo. calculei 10k pra levar e pensando em gastar 8k em 6 meses com a sobrevivência, sendo 2k de coisas pra comprar. mas claaaaro, esperando pegar um trabalho o quanto antes.

bisous
p

Ilha e Bibi disse...

Olá, muito bom o post, eu já acreditava mesmo que a quantidade proposta no site era inferior à realidade canadense. Ótima dica.

Abraços,
Ilha.

Taty disse...

fotos, fotos hehehehe

pois é... é o q vc falou.. depende do que a pessoa quer... eu se tiver uma cama, um frigobar, um microondas, uma tv e internet moro até na ponte hua hua hua..... ;)

mas vale sempre levar mais... sempre!!!! pq nunca sabemso o dia de amanha...

Lely K. disse...

olá Fernanda!
esse post é bem legal. É bom ter uma perspectiva realista.
Eu fiz uma planilha de custo já jogando o preço mais pra cima. de fato a quantia que o governo estima parece muito pouco mesmo!

Abraços,

Lely

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá,

Não vejo a hora de saber nossos gastos de verdade... Por enqto, nossos números são muito gdes...hehehehe Gastos pra montar a casa, etc...
Espero não passar muito disso...hehehe

Ótima dica..

Bjos

Rosi

Ge e Mi disse...

Ola! Me chamo Gerson estou imigrando para o Canadá no ano q vem... será q posso trocar uma idéia com vc por e-mail??
O meu é gvergacas@yahoo.com.br
Abraço
Gerson

Marcos R. B. Lima disse...

Oi Fernanda,

Espero que esteja tudo bem aí no Canadá. Estou passando para desejar um ótimo Natal para você! Atualize mais o blog, sempre o visito para saber como você está - e aproveite para visitar o meu blog também.

Beijos.

Alberto disse...

Tudo bem?
Chegaremos a Montreal dia 28/05/2010 e agora estamos tentando descobrir o melhor jeito de conseguir um AP. Somos um casal e um Studio já está bom demais. Estamos escrevendo nos blog que acompanhamos para que se possível nos enviem sugestões, idéias, opções e qualquer informação útil!
Obrigado!!