quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cheguei em Montreal

Olá! Fazem 4 dias que cheguei em Montreal e não consegui postar antes por causa da correria. Mas vamos para as novidades:

Sobre a cidade
A cidade é linda e estou amando morar aqui. Estou em Outremont e o bairro é um dos mais lindos de Montreal. Algumas pessoas não gostam daqui porque há muitos judeus ortodoxos, daqueles que os homens usam chapéu e as mulheres usam peruca ou um turbante que parece que acabaram de sair do banho rsrsrs, mas eu realmente não me importo com isso.

Moradia
Estou Outremont Suites. O meu studio é igualzinho ao da foto, o apê só estava muito empoieirado, mas acho que aqui tem muita poeira mesmo, pois meu chão não pára limpo, e olha que varro todos os dias. Para quem é solteiro ou casal dá para ficar bem aqui. O preço daqui é $570,00/mês o apê mobiliado (cama, mesa, 2 cadeiras, escrivaninha, fogão, geladeira e microondas) e com tudo incluso (inclusive internet). Para quem está chegando é ótimo, pois são móveis a menos para se comprar. A única coisa ruim aqui é o closet que é extremamente pequeno e não cabe nem 1/10 das minhas coisas, mas estou me virando como posso. Para quem quiser vir para cá eu recomendo o lugar, mas aconselho a não dar o endereço daqui sem saber o número do seu apartamento. Porque? Infelizmente um amigo e uma amiga não tinham o número do apartamento e quando receberam a carta, a correspondência estava violada. Mas se vc já souber o número do seu apartamento e a chave da caixinha é tranquilo e não tem problema. Então, para quem deseja ficar aqui, é melhor não dar o endereço ao chegar no aeroporto para receber o PR card e só fornecer o endereço daqui quando já tiver o número do apartamento e a chave do correio.

Traslado Aeroporto-apartamento
Nós utilizamos o serviço do Celso para nos transportar do aeroporto até o apartamento. O e-mail do Celso é mirricelso@yahoo.ca. Valeu muito a pena, ele cobra o valor do táxi e também ajudou a transportar todas as nossas (vim com uma amiga) até o primeiro andar do apartamento. Caso alguém queira contratar os serviços dele (ele também aluga apartamentos e quartos) é só enviar um e-mail para ele.

NAS e Assurance Maladie
Tiramos o NAS perto do metrô Beaudry e o Assurance Maladie perto do metro McGill. Os dois ficam na mesma linha (verde) e conseguimos tirar os dois em uma manhã. Para isso saimos cedo de casa (por volta das 8am) e ainda tivemos tempo livre a tarde. O melhor é ir primeiro tirar o NAS e depois o Assurance Maladie (que demora um pouco).

Conta Bancária
Abrimos a conta no Canada Trust por indicação de um amigo. Acho que conta bancária é algo muito pessoal e cada um tem uma necessidade, como não sabia onde abrir a conta fui por indicação do meu amigo. Nós depositamos todos os travellers cheques na conta, porém eles só estarão disponíveis após UMA SEMANA!!! Nós não sabíamos disso, mas nosso amigo veio nos visitar hoje e ele disse que quando ele abriu a gerente recomendou que eles primeiro trocassem os TC por dinheiro (que seria sem taxa por eles já serem clientes) e depois depositar. Com isso eles já puderam usar o dinheiro no mesmo dia. Então fica aí a dica: quando forem depositar os TC, peçam para trocar todos os TCs e aí sim depositem o dinheiro.

TC e VTM (Visa Travel Money)
Os TCs aqui são difíceis de trocar sem taxa, em todos os bancos que fomos para quem não é correntista era necessário pagar uma taxa (em um dos bancos a taxa era de CAN5,00 por cheque!!!) para poder trocar. Então é bom trazer TC somente se já for abrir uma conta bancária logo que chegar aqui e já depositá-los.
Também fiz o VTM, é engraçado que havia feito somente para teste, mas estou usando muito este cartãozinho. Em tudo quanto é mercado e loja que aceitam Visa eu uso o cartão. Ainda não fiz saque, então não sei se vale a pena para sacar dinheiro, mas como cartão de compras é ótimo.

Escritório MICC
Fomos na terça-feira no escritório e agendaram o nosso rendez-vous inicial para a próxima segunda.

É isso, amanhã vamos ir atrás da nossa cesta básica (dépannage alimentaire), um tipo de ajuda que é dado para pessoas desempregadas, incluindo imigrantes. Também vamos atrás da Francisação e do curso de Français Langue Seconde da Commission Scolaire. Quando tiver mais novidades postarei aqui.

27 comentários:

Sandro e Família disse...

Esse início é cheio de novidades e conquistas, mas o mais importante é começar fazendo as escolhas certas como está fazendo.

Muito sucesso na nova vida em terras do norte.

Abraço

inertia disse...

Muito bonitinho o apartamento!
A gente resolveu não dar o endereço no aeroporto porque causa desses problemas mesmo que vc citou. Atualizamos o site com o endereço da nossa casa semana passada e os PR cards já chegaram!

Boa sorte nesse início de jornada!
Abraços,

Yuki

Pam disse...

Espero que esteja tudo dando certo pra vc, tenho certeza que vc vai adorar montreal, é linda. Sucesso.
beijinhos

Gustavo disse...

Muito legal o seu relato dos primeiros dias, interessante quando são expostos esses pequenos "segredinhos" que são descobertos na prática. Bom pra nós, que vamos depois. ;-)

Fabiane Camargo disse...

oieeeeeeeeee, ah que legal que vc chegou!!!! Estou super curiosa pra saber de tudo! Obrigada por compartilhar os primeiros detalhes conosco. Um gde beijo e muita sorte por ai :)

LiliX disse...

aeeeee Fê!
Já já me junto a galera nouveau arrivant! hehehehehe

Bonne chance!

Lely K. disse...

Parece que os primeiros dias de vcs foram bem tranquilos, apesar da provavel correria!
:)
Espero que não se importe de eu perguntar, mas é obrigatório fornecer um endereço ao chegar no aeroporto para receber o PR card?
Se vc não deu o endereço do seu apt, deu de outro lugar?

Muito boa sorte e sucesso nesta nova jornada!

Abraços,
Lely

AnaCarol disse...

ola!!

estava lendo teu post pq meu marido deixou aberto no pc! e pq estaremos em montreal ano que vem! ;)

bom, fiquei até animada ao ver que achou um ape bem bacana num preó melhor ainda! os que tenho visto aqui pela internet são mt caros!

então, agora vou ler tudin! fiquei curiosa!

nossa entrevista eh dia 9/09/09! daqui a pouco! ;)


adorei mesmo teu blog, coloquei o link no meu tb ;)

bjusssss


aahh e continue contando sobre montreal!

AnaCarol disse...

ola!!

estava lendo teu post pq meu marido deixou aberto no pc! e pq estaremos em montreal ano que vem! ;)

bom, fiquei até animada ao ver que achou um ape bem bacana num preó melhor ainda! os que tenho visto aqui pela internet são mt caros!

então, agora vou ler tudin! fiquei curiosa!

nossa entrevista eh dia 9/09/09! daqui a pouco! ;)


adorei mesmo teu blog, coloquei o link no meu tb ;)

bjusssss


aahh e continue contando sobre montreal!

Ricardo disse...

Excelente Post ! Sucesso para você.

Sobre os TC´s eu fiquei preocupado, pois se eu depositá-los para abrir uma conta bancária em um banco no Québec eles cobrarão alguma taxa ?

Não entendi o que vc quis dizer que só vale a pena os TC´s se for para depositar no mesmo dia.

Por favor, vc poderia esclarecer isto ?

Agradeço antecipadamente.

Ricardo e Caia

Juliana e Victor disse...

Estou acompanhando seu blog já faz um tempo e gostaria de te perguntar quais foram os procedimentos para alugar esse studio em Montreal? Eu e meu marido gostamos do lugar, mas o locatário nos pediu para preencher um formulário e fazer um deposito para reserva, foi assim mesmo com você? Eles a aceitaram mesmo sem você estar empregada?

Fernanda disse...

Oi Ricardo!

Eu refiz o meu comentário pois não tinha sido muito clara, acho que é a correria rsrsr

Quanto aos TCs é assim: para quem não é correntista quase sempre há uma taxa. Geralmente para quem é correntista, mesmo que vc tenha acabado de abrir sua conta, não há taxas. Então vc pode trocar seus TCs sem taxa. Quanto a depositar os TCs no mesmo dia, foi falha minha mesmo rsrsrs, o que queria dizer é que só valia a pena trazer TCs se for já depositar assim que chegar, pois já poderá utilizar o dinheiro. O ideal não é depositar os TCs, mas sim trocar todos (geralmente s/ taxa para quem é correntista) e depositar o dinheiro. Eu não sabia e acabei depositando os TCs, resultado: o meu $$ só ficará disponível na próxima sexta. Ainda bem que trouxe parte do meu $$ em espécie e VTM, pelo menos não vou ficar a ver navios por 1 semana.

Abraços
Fernanda

Ricardo disse...

Ufa ! Fiquei preocupado ! Nem dormi a noite ! Risos ! Obrigado e boa sorte !

Mauricio e Rosi disse...

Que legal ! coisa boa que os quartos são bons. Já conseguiram adiantar muitas coisas heim ?

Saiba que é muito bom ler o post escrito daí, isso nos dá força para continuar.

Desejamos muito sucesso !

abraço

Mauricio e Rosi

Ellen disse...

Fernanda,

Olá, tudo bem? espero que sim :). De vez em quando sempre dou uma passadinha no seu blog. Adorei seu último post, principalmente sobre o apê, pq os que eu estava pesquisando saia em média uns 800-1000 por mês com tudo incluso. Duas perguntas:
1. O apê dá para duas pessoas solteiras? Pelas fotos ele parece bem pequenininho.
2. Eu li que você fez o curso no Senac, vc gostou? Depois do CSQ (se tudo der certo em setembro ele chega), pensei em fazer no Senac, já que não gosto muito da Aliança.

Que tudo continue ótimo nesses primeiros dias.

Beijos,
Ellen =)

leslapins disse...

Bem vinda!
abraços
Erika

Lely K. disse...

Obrigada Fernanda!!
Valeu a dica!

Agora é só esperar essa entrevista. :)

Abraços,

Lely

Taty disse...

Fê, nossa quanto tempo... quanta novidade....

eu estava na europa.... ai "perdi" esses capítulos... mas li todos... nossa quanta correria.... mas que bom que chegou, que esta bem.... com o tempo as coisas vão se acertando....

mil beijos e não deixa a gente sem novidades....

beijocas

taty

Babi e Wal disse...

Oi, Fernanda!
Que bom que tudo está dando certo e que você gostou de Montréal!
Tudo de bom pra você!

Ps. depositamos nossos TCs no Desjardins no dia em que abrimos nossa conta e eles ficaram disponíveis na mesma hora... será que isso varia de banco pra banco?
Beijo!

Juliana e Victor disse...

Oi Fernanda,

agradeço pela sua resposta no blog! Você fechou o aluguel por quanto tempo? Porque entramos em contato com outremontsuites e eles disseram que o aluguel é por no mínimo 6 meses!! É isso mesmo?

bjs

Ju

Lidiane disse...

Ótimas dicas para nós que estamos começando a planejar nossa ida Fê! Muito sucesso na nova vida!!!!!

Fernanda disse...

Oi Ellen! Tudo bem?

O apê onde estou dá para duas pessoas, mas é melhor se for um casal, pois só cabe uma cama de casal no quarto.

Eu fiz o curso de Francês no SENAC sim, mas não gostei muito de lá. Os professores são ótimos, mas não gostei da metodologia deles. Mas de qualquer forma eu aprendi muito lá e os professores são excelentes.

Bjs
Fernanda

thais disse...

Oi Fernanda,

Puxa, obrigada pelos seus relatos, são excelente fonte de informaçao. Eu também estudo frances no SENAC estou no começo. Pretendo imigrar pra Montreal também, mas ainda estou pesquisando bastante, achei legal o ap que conseguiu alugar.

Boa sorte e sucesso,

Thaís

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oieee, tudo bem?

Que delícia, já está em terras geladas (mas num calor danado, né?!..rs)

Conte mais, post fotos.. estou curiosa..hehehe

Aproveite bastante, viu?!

Bjão

Rosi

Francisco disse...

Olá Fernanda,

Por favor, me dá uma opinião final sobre o outremont suites: Apesar de ser apertado, dá pra ficar bem lá? É seguro? É muito sujo? O atendimento é bom?
Obrigado!!!

Fernanda disse...

Oi Francisco! Estou respondendo sua pergunta aqui porque você não deixou o seu e-mail para lhe enviar a resposta. Quanto ao Outremont Suites, dá para ficar lá sim. Eu havia reclamado um pouco da sujeira, mas isso é algo que acontece em todo o lugar. Aqui as pessoas não são lá muito limpas, então é sempre necessário fazer uma faxina assim que alugar um apê. Eu fiquei no Outremont só 1 mês, pois queria algo maior. Mas tenho amigos que estão lá há varios meses e gostam de morar lá. Para quem está chegando é ótimo, pois são gastos a menos com móveis e o preço já inclui internet.

Anônimo disse...

Oi Fernanda, vi seu post sobre moradia e o Outremont me interessou pelo preço...
Como vc fez pra pagar?
Foi só um deposito inicial e depois vc pagou o resto?
Foi tranquilo?
Bjs
Emilia
milatorraca@yahoo.com.br