segunda-feira, 24 de agosto de 2009

3 semanas em Montréal

Hoje fez 3 semanas que cheguei em Montréal e para mim parece que já estou aqui há uns 3 meses de tanta coisa que já fiz nesse tempo rsrsrs

Vamos lá às novidades:

Curso de Francês
Hoje fiz meu teste na Commission Scolaire para fazer o curso de Français Langue Seconde à noite, fui classificada como nível 4 (pas mal rsrsrs). Eu ia fazer a Francisation à temps partiel no período da noite, mas o lugar onde ia fazer era muito longe de casa, então achei melhor fazer em uma Commission que é perto de casa. O curso de Français Langue Seconde custa CAN50,00 por curso e a carga horária é de 12h por semana (de segunda à quinta).

Carta de motorista
Na semana passada marquei meu rendez-vous no SAAQ para trocar minha carteira de motorista. Vale lembrar que não adiante ir lá para tentar agendar este rendez-vous, eles só marcam por telefone mesmo. Eu mesma fui lá e a moça me pediu para ligar.... :-(. Acho bom já ligar para lá assim que chegar aqui, pois o meu rendez-vou foi marcado só em 22/09. Para quem tem a carteira de motorista brasileira é necessário levar no rendez-vou a carteira traduzida por tradutor juramentado daqui e os documentos de imigração. Aí ainda terá que fazer o exame teórico e o prático. Por isso é bom já agendar isso assim que chegar aqui.

Curso do MICC

Hoje comecei um curso do MICC. Um deles é o Vivre ensemble au Québec e é um curso rápido sobre os valores da sociedade quebequense. O outro é um curso composto de 7 módulos chamado S'adapter au monde du travail québécois. É bem legal que eles mostram um geral sobre a província, costumes, cultura e como funciona o mercado de trabalho aqui. Após este curso vou fazer o Atelier de recherche d'emploi no La Maisonnée.

Celular
Na segunda semana que cheguei fiz um plano pré-pago da Fido. Como ainda não sabia se iria ficar mais tempo ou não no studio, preferi já fazer um celular para ter um número de telefone de contato. Nos planos de celular daqui geralmente temos que pagar as ligações efetuadas e recebidas. Então uso meu celular o mínimo possível e quanto tenho que ligar para algum telefone fixo uso o Skype.

Montréal em Inglês
Algo que não costumam falar nas palestras de imigração, mas que deveria ser mencionado, é que em Montréal a maioria dos empregos pedem Francês e Inglês. Muitas empresas aqui atendem outras províncias canadenses, por isso eles precisam de funcionários bilíngues. Não sei como isso funciona em outras cidades, mas pelo menos aqui em Montréal o Inglês é muito usado, já aconteceu (mais de uma vez) de ter que falar Inglês porque a pessoa que me atendeu não falava Francês. Por isso é importante que os futuros imigrantes estudem Francês, mas não deixem de estudar Inglês também, pois aqui é muito usado.

14 comentários:

Les Cariocas disse...

Otimas observaçoes sobre o ingles Fernanda..mas logo estara fluente e tudo ficara mais tranquilo.
Bjs

LiliX disse...

boas dicas...já tou chegando!
agora é sério!
:P

AnaCarol disse...

ola!!

poxaa qta coisaaaaaaaa!!

aahh bem legal esse: S'adapter au monde du travail québécois
pois eh! me viro bem em ingles, mas n eh fluente...

pelo menos agora so vejo francês na frente!! aaaahhh dauqi a pouco fico biruta! rs...

mas o inglês tem extrema importancia!

aah que boas novas!!
não deixe de contar mais, qd tiver um tempinho!! ;)

bjusssssss

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá, tudo bem?

Ótimas dicas... tem coisas que muitas vezes esquecemos de prestar atençao, como ter inglês e francês em uma terra de idiomas oficiais: inglês e francês..rsrs

Abs

Rosi

Sandro e Família disse...

Com tanta coisa para fazer é impressionante como o tempo passa rápido no início da nova vida em terras do norte.

Muito sucesso !!!

Abração

P disse...

tou curtindo super suas dicas!!!
:)

[]s
p

Ri e Ro - Agora direto de Laval - Québec - Canada disse...

Fernanda,

Pois é, a gente faz tanta coisa nos primeiros meses que realmente não dá pra acreditar que foi tanta coisa em tão pouco espaço de tempo, não é mesmo?

Agora aos poucos é que nosso rítimo está diminuindo um pouco.

Bom, muita sorte e sucesso pra você!

Um grande abraço,

Ricardo e Rosangela

Taty disse...

Ai, por isso cada dia mais tenho certeza que é montreal... pq no "ingreis" eu sei que sou nota um milhão.... e por mais que eu estude francês até o ano que vem... vai ser fogo ainda...

mas essa de pagar a ligação eu já tinha lido e achei, no mínimo cômico... conte mais... mais... beijos

Juliana e Victor disse...

Oi Fernanda,

tudo bem? chegamos em Montreal na quinta-feira (27/08) e estamos morando em Longueuil até terça-feira depois nos mudamos para o centro de Montreal. estava lendo seu blog e vi que vc vai começar o curso de frances em tempo parcial, vc pretende depois fazer o curso em tempo integral?

bjs

Juliana

P disse...

obrigada pelo comentário sobre o passaporte! dá pra ver que certas coisas precisam mesmo ser adiantadas!

quanto aos seus posts, obrigada por dividir as dicas!!

[]s
p

Rê disse...

Olá Fernanda tudo bem?
Achei o seu Blog e achei muito legal as dicas que você dá e experiências contadas.. que é uma ajuda e tanto pra quem vai..rs
Vou começar o processo agora, queria saber algumas coisitass.rs
você teve que saber mais ou menos que nível de francês para a entrevista?
Sobre alguém (familia) vc já tinha lá? Você acha que isso influencia a aprovação do CSQ?
Se puder me responder vai ser ótimo!!
Obrigada!
Renata

Gi, Edu e Gabi disse...

Valeu Fernanda!
Quando quiser vir conhecer Ottawa fala com a gente. A gente troca por umas estadias em Montreal...hahaha... rs... Abracos!
Eduardo

Charmian disse...

Boa noite fernanda!!
gostaria de saber quanto foi que vc levou e quanto esta gastando por mês. Pra ter uma base!
Ainda não dei entrada nos documentos, então acho que só conseguireio ir no final do ano que vem (se tiver sorte!!!).
Queria saber tbm se vc conhece o bairro VILLE DE HAMPSTEAD, vi um apartamento lindo e com um preço que dá pra eu pagar... sei que ainda falta muito mas tenho que estar preparada não é?
Agradeço bastante se vc me responder por e-mail!

charmianhasiuieni@hotmail.com

Fabiane Camargo disse...

cadê você Feeerr!!!

mande notícias :)